consciência

Consciência Do Eu – Um Despertar Constante

consciência

Consciência Do Eu – Um Despertar Constante

Uma das maiores habilidades do ser humano é o seu poder de autoconhecimento. Nenhuma outra espécie tem esse dom de buscar respostas sobre si mesmo, em seu mundo interior.

A caçada pelo seu “eu” é e sempre foi uma rotina que requer um estado de Consciência real. Para identificar ou mesmo encontrar as respostas do seu universo interior, é necessário despertar constantemente o seu lado mais objetivo.

O Autoconhecimento Como Ferramenta Importante Da Busca Pelo Seu Próprio Eu

É até compreensível que você encontre uma certa dificuldade para achar a Consciência do seu eu. Isso porque, no mundo de hoje, a comunicação entre os indivíduos está cada vez mais frenética e as pessoas já não encontram mais tempo para manter uma relação saudável, muito menos uma “conversa” com o seu interior.

É nesse contexto que se torna imprescindível captar a ferramenta do autoconhecimento, pois é ele que vai te ajudar a desvendar os mistérios que, até então, são desconhecidos para você mesmo.

É inegável que para ter a Consciência do seu “eu” você precisa ter um prévio conhecimento do que acontece com o seu interior. Sensações, sentimentos e emoções são um conjunto de fatores que só podem ser despertados se você souber o que acontece com o seu comportamento frente às mais diversas situações.

Quem sou eu? Essa pergunta já foi motivo de muitas especulações da ciência e da psicologia. Entender a mente humana e como ela funciona é um trabalho longo e infinito.

Quando os indivíduos não têm a Consciência de quem ele mesmo é, torna-se mais difícil de compreender, até mesmo, tudo o que acontece ao seu redor. Por esse motivo é extremamente importante trabalhar o autoconhecimento.

E o que significa, então, esse autoconhecimento? Bom, segundo a literatura, trata-se de uma tomada de Consciência dos indivíduos sobre si mesmos. Interessante que quando não há esse conhecimento revelador, o desconhecido passa a ser o alvo da busca.

É aí que você começa a ter um domínio maior sobre si próprio, pois passa a enxergar coisas que antes não estavam visíveis. Sem esse autoconhecimento, fica mais difícil de desenvolver uma percepção mais aguçada sobre o seu “eu”.

Quando acontece esse despertar da Consciência, os benefícios são imensos, tanto para a própria pessoa, quanto aos demais que fazem parte do círculo de amizade. Os sujeitos aprendem que:

  1. O reconhecimento de si mesmo passa a ser um elemento central que define as atitudes da pessoa. Você entende melhor o porquê toma determinadas atitudes e qual o motivo de se expressar de um jeito.

Encontra respostas que, se não fosse feito esse exercício, provavelmente você nunca saberia.

  1. Desprende-se do medo que possivelmente nutre por si mesmo. É natural quando você ter uma certa dificuldade em reconhecer quais os seus maiores pesadelos. Mas para combatê-los é essencial saber identificar quais são eles.
  1. Pessoas que buscam o autoconhecimento são mais autênticas. Conseguem desenvolver um senso crítico maior e repleto de personalidade. Consequentemente, a confiança e a própria valorização ficam em evidência.
  1. Ouvir a si próprio é uma outra habilidade adquirida com o autoconhecimento. A Consciência é canalizada para esse dom e os indivíduos começam a se permitirem com mais leveza, sem cobrança. Em outras palavras, eles passam a dar mais credibilidade aos próprios pensamentos.

Além desses aprendizados proporcionados pelo autoconhecimento, você também pode beneficiar os que estão ao seu redor, ou seja, é uma via de mão dupla, onde os ganhadores são você e o seu próximo.

Sendo assim, os efeitos positivos do autoconhecimento para a tomada de Consciência, estão em ampla escala.

A Busca Pelo Eu Consciente Já É Um Aprendizado Constante

Quando você está em fase de busca de uma Consciência do seu próprio “eu”, naturalmente esse processo te proporciona um aprendizado enriquecedor sobre si mesmo.

Então, é fato que à medida em que você vai adquirindo mais conhecimento sobre os seus próprios pensamentos e ideias, um turbilhão de informações vai sendo gerada na sua mente.

E em meio a essa troca de conhecimento, o aprendizado vai tomando proporções maiores. Ao mesmo tempo que você conhece a si mesmo, também adquire novas formas de ver o mundo exterior.

Você Sabe Identificar As Raízes Do Seu Eu?

Para que você consiga fazer manutenção do seu autoconhecimento é preciso ir muito além de um simples reconhecimento. É importante saber identificar as raízes do seu “eu”.

Ter o domínio das próprias emoções e saber o porquê possui determinado padrão de comportamento são elementos fundamentais para destrinchar a Consciência do seu “eu”.

Interrogar-se sempre é uma das maneiras mais viáveis de achar a fonte principal que está enraizada na sua tomada de Consciência. Quando você opta por ter essa atitude, seus pensamentos instantaneamente saem em busca de respostas.

E esse acontecimento é essencial para progredir e encontrar as afirmações mais coerentes para algumas dúvidas sobre si mesmo. Sem esse questionamento constante, dificilmente, você irá obter as respostas necessárias sobre o seu “eu”.

O Seu Equilíbrio Mental E Físico Depende Do Autoconhecimento

Para manter um equilíbrio mais duradouro entre o corpo e a mente, é imprescindível que o autoconhecimento esteja sempre presente na rotina das pessoas.

Você precisa se autoconhecer para poder adquirir o suporte necessário para o equilíbrio corpóreo e mental. E isso só é possível através da constante busca pelo seu “eu” interior.

Quando você se encontrar, enquanto ser evolutivo e em constantes transformações, com certeza, passará a ter uma Consciência mais ativa e dinâmica sobre quem é você.

Sendo assim, o equilíbrio será facilmente encontrado, mas é preciso investir no seu autoconhecimento.

A Consciência do “eu” só começa a ser perceptível quando as emoções que são afloradas no seu interior podem ser facilmente reconhecidas. É a partir dessa identificação que os sujeitos passam a ter uma visão mais subjetiva de si mesmo.

Portanto, não abra mão do que é essencial. Conhecer a si próprio é um treino inteligente que só desperta coisas positivas. A tomada de Consciência do seu “eu” é o maior exemplo disso.

Se desejar mudar sua vida para melhor, trabalhando sempre sobre qualidade, bem-estar e autorrealização saiba mais através da Meditação Emocional que promove o processo de Autocura! CLIQUE AQUI e faça como milhares de pessoas que são beneficiadas por essa técnica milenar!

Veja mais alguns vídeos sobre Consciência:

 



 

Próximo Artigo: Acupuntura Tudo Sobre

Voltar para Página Despertar da Consciência

Qualifique este Post
About The Author

Rubiano Oliveira

Sou o criador do Ser Livre que tem como objetivo levar de forma clara e direta informações sobre o Despertar da Consciência. Com o que aprendi e principalmente com minhas experiências em todo este processo do Despertar, me veio este Impulso em compartilhar este conhecimento com todos.

Leave A Response

* Denotes Required Field