Meditation

Mandala- Benefícios E Como Fazer Uma?

Mandalas

Mandala- Benefícios E Como Fazer Uma?

Você sabe o que é Mandala? Essa palavra vem do sânscrito e significa algo que circula. É, na verdade uma roda de diferentes cores e com desenhos diversos considerados sagrados. Você pode encontrar em diferentes formatos, feitos de areia, flores ou outros materiais.

Essa arte ancestral tem o objetivo de concentrar toda a energia positiva em seu desenho e transmiti-la ao mundo exterior. As imagens são sempre carregadas de algum sentido e muito cativantes.

As Mandalas são ideais para quem quer desenvolver um estado meditativo mais ampliado. Essa espécie de terapia é muito usada em escolas para crianças. Mas os adultos também podem usufruir dessa modalidade renovadora para o bem físico e mental.

Em determinados lugares, as Mandalas ficam expostas em paredes de hospitais, por exemplo. Segundo os especialistas no assunto, ela serve como uma terapia para auxiliar na recuperação de alguns pacientes.

Elas ajudam os indivíduos a conseguirem um Bem-Estar mais acentuado, um equilíbrio emocional bem mais intenso e uma paz interior inigualável. Todos esses efeitos positivos são facilmente percebidos com essa terapia.

Curiosamente em algumas culturas, as Mandalas são colocadas já na entrada das casas. Acredita-se que elas são capazes de espantar a inveja e as más energias. Essa crença se baseia no poder dessas figuras, que são consideradas verdadeiros amuletos.

Você Sabe Quais Os Benefícios Que A Mandala Acarreta?

  1. Bem-Estar

A meditação com a Mandala ocasiona um bem-estar, porque acredita-se que as energias positivas contidas nesse objeto conseguem transmitir uma paz interior inigualável.

Através dessa força energética e com a meditação, o corpo começa a receber bons fluidos e a sensação de calmaria começa a penetrar na mente de cada praticante.

Pronto, algumas horinhas de terapia com a Mandala e já é o suficiente para ter um sossego interior mais ampliado. Quem já optou por essa modalidade, descreve-a como algo impressionante e muito eficiente.

  1. Amplia A Criatividade

Esse método terapêutico também é possível de ser encontrados em pequenos livros que são para colorir. Os desenhos das Mandalas vêm em branco para que as pessoas possam dar vida, através dos lápis.

Isso acontece porque as cores despertam nos indivíduos vibrações positivas e que ocasionam reações positivas. Cada pessoa é livre para escolher como quer pintar e isso revelará diretamente a forma como se encontra o estado de espírito de cada um.

Assim sendo, a criatividade fica em alta e na medida em que as pessoas vão colorindo as Mandalas, diferentes sensações vão sendo despertadas, pois os sentidos ficam mais aguçados.

  1. Conserva A Organização Psíquica Dos Indivíduos

Por meio da Mandala você consegue manter a ordem psíquica de maneira mais centrada. Os seus pensamentos são mais facilmente organizados e a sua mente trabalha de maneira mais equilibrada.

Caso você já tenha perdido essa organização mental, a terapia com a Mandala também pode restaurá-la. Assim sendo ela atua de maneira dupla. Tanto pode te conceder o que não existia antes, como pode restabelecer o que foi perdido.

  1. Te Proporciona Maior Concentração

A concentração é um dos benefícios provenientes da Mandala. Com a técnica da meditação ou a pintura das figuras, as pessoas começam a ter um grau mais evoluído de atenção.

A energia que vem do centro das Mandalas aliadas às cores que possuem uma força mais intensa e uma capacidade de transmitir o interior dos sujeitos, são as causadoras principais desse elevado crescimento de concentração.

  1. Conhecimento Do Próprio “Eu” Interior

Através das Mandalas é possível desenvolver a capacidade de se autoconhecer. Essa busca constante pelo “eu” interior pode ser conseguida com essa terapia, considerada muito interessante e fascinante.

À medida que os sujeitos concentram a sua atenção para a Mandala, começam a criar uma consciência mais aberta sobre si mesmo e um conhecimento que até então não estava aflorado.

As energias da Mandala também facilitam esse processo de busca pelo campo interior dos seres.

Todos esses benefícios citados são proporcionados pela Mandala. De uma maneira geral, essa terapia ajuda às pessoas a despertarem coisas nelas que já existem dentro de cada um e que podem ser facilmente exploradas.

Você Sabe Como Fazer Uma Mandala?

Claro que existe uma infinidade de Mandalas espalhadas por aí. Mas você também pode confeccionar a sua. A depender do seu objetivo, elas podem ser feitas de diversas maneiras. Desde a forma mais simples, até algo mais elaborado e que exige um conhecimento técnico mais avançado.

Você pode elaborar as Mandalas em um pedaço de papel e desenhar os símbolos e as cores mais usados. Podem ser em formatos de flores, paisagens ou qualquer outra coisa que tenha uma relação com os seres e o cosmo.

Para quem deseja colocar as Mandalas penduradas na parede e quer exibi-la de maneira mais chamativa, é interessante fazer com um artesão. Ele vai separar a madeira e deixar no formato ideal. Por ser mais trabalhosa, é recomendável que seja elaborada por um profissional.

A confecção dos objetos decorativos da sua Mandala fica por sua conta e criatividade.

Uma outra dica para quem quer reciclar algum material que não usa mais é usar o CD e DVD. Esses objetos são ótimos, pois já têm o formato adequado. Você só precisa enfeitar e deixar de acordo com o seu gosto.

Para deixar a sua Mandala bastante interessante e bonita, abuse das cores e dos desenhos. Para fazê-la no CD ou no DVD, você vai precisar dos materiais adequados.  Veja:

  • Alicate;
  • Cola de contato;
  • Miçangas;
  • Fita;
  • Tesoura;
  • Lápis coloridos

O bacana é que ao fazer a sua própria Mandala, você já está no processo de terapia, sem mesmo ter noção disso. Ou seja, antes mesmo de ser elaborada, ela já te proporciona um Bem-Estar.

Fazer uma Mandala ou já comprar feita são apenas meios de se conseguir esse objeto. O principal foco é no que ela pode te proporcionar. E isso você já sabe que os benefícios são reais.

Para alcançar de verdade todos os elementos positivos desta terapia, é necessário acreditar na sua poderosa energia e concentrar toda a sua atenção nela.

E caso deseje seguir com o processo de Autocura e Meditação Emocional, faça como milhares de pessoas – CLIQUE AQUI E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

Veja algumas idéias sobre mandalas nos vídeos abaixo:



Próximo Artigo: Mantras: Significados E Benefícios

Voltar para Página Despertar da Consciência

Qualifique este Post
About The Author

Rubiano Oliveira

Sou o criador do Ser Livre que tem como objetivo levar de forma clara e direta informações sobre o Despertar da Consciência. Com o que aprendi e principalmente com minhas experiências em todo este processo do Despertar, me veio este Impulso em compartilhar este conhecimento com todos.

Leave A Response

* Denotes Required Field