Young woman meditating in lotus pose.

Mantras: Significados E Benefícios

mantra

Mantras: Significados E Benefícios

O Que São Mantras?

Se você conhece um pouco do hinduísmo ou do budismo, então com certeza já ouviu falar na palavra Mantra. Ele é uma espécie de hino, musica proferido diversas vezes.

A ideia básica embutida nos mantras é de conceder às pessoas uma calmaria e paz interior. Também é indicado para quem deseja fazer Meditação. É uma verdadeira ferramenta do pensamento.

Os mantras foram criados através de gurus da Índia há bastante tempo e hoje já se encontra divulgado pelo mundo afora. Diversas pessoas se utilizam dessa técnica para encontrar o equilíbrio do seu próprio “eu”.

Acredita-se que os Mantras são capazes de influenciar de forma positiva a vida das pessoas, em diferentes áreas, seja emocional, físico, espiritual, financeiro e outros.

Conheça O Significado Dos Mantras

  • Shanavavatu: Pede paz para todos;
  • Shrim: Chama a abundância;
  • Om Mani Padme Hum: Tem a ver com a joia encontrada no coração de lótus;
  • Shante Prashante: Paz interior;
  • Upasha Mani: É dito para espantar o sentimento de raiva;
  • Om Hraum: Invoca a luz da amizade;
  • Narrasimha Ta Va: Invoca a positividade e elimina tudo o que é negativo;
  • Om Eim Hrim: Esse é proferido para trazer mais clareza espiritual aos indivíduos.

Há uma lista imensa com diversos Mantras que são utilizados pelos religiosos e também pelos adeptos de terapia que se utilizam desse instrumento sonoro para regeneração e cura do corpo físico e mental.

Você deve estar se perguntando a quantidade necessária para repetir esses Mantras, não é mesmo? Geralmente, os hinos que têm as estrofes mais curtas são cantados até 100 vezes. Tudo isso? Pois é. Para quem já está acostumado, esse número nem é tão extenso.

A lógica da repetição dos Mantras é para que o indivíduo treine a sua capacidade de concentração cada vez mais e que com isso passe a ter uma condição emocional em um estado mais elevado.

Os Mantras podem ser realizados de duas formas: Falada e mental. Acredita-se que ao proferir as palavras, o poder da terapia é mais intenso que apenas ficar em pensamento. Ainda assim, ambas as formas são válidas.

Claro que se em uma das formas você perder o seu poder de concentração, é recomendável que troque imediatamente o jeito de conduzir os Mantras. Isso vai depender de cada pessoa e da maneira com que ela desenvolve o seu dom de atenção.

Quais Os Benefícios Do Mantra?

  1. Concentração

Pessoas que têm um déficit de atenção precisam conhecer a terapia que envolve os Mantras. Esses louvores são próprios para capacitar os indivíduos a conseguirem um alto nível de concentração.

Com a repetição incessante dos mantras, o foco começa a se voltar para os próprios pensamentos, que estão totalmente ligados para a letra da canção. Uma maneira eficiente de desenvolver essa capacidade.

  1. Paz Mental

Só de olhar aquelas pessoas reunidas em uma sala e cantando os mantras, já é possível sentir uma calmaria. Imagine, então, participar do processo? É uma verdadeira aula de paz interior.

Interessante que são os próprios indivíduos que conseguem manter esse estado de Espírito. E tudo isso graças aos mantras, com seus poderes sobrenaturais de sossego e paz interior.

  1. Combate A Ansiedade E O Estresse

Uma das finalidades dos Mantras é de proporcionar sentimentos mais leves e calmos nas pessoas. Assim sendo, toda a ansiedade e o estresse são dissipados com o passar do tempo e o aperfeiçoamento da terapia.

Obviamente que em cada pessoa vai surtir um efeito diferente e em tempos distintos, mas a finalidade é igual para todos. Interessante notar que a própria medicina tradicional recomenda esse tipo de terapia alternativa.

Isso acontece porque os efeitos benéficos são visivelmente claros para todos e é uma ótima maneira de auxiliar no tratamento para combater estresse e ansiedade.

Claro que o tratamento convencional não deve ser abandonado, apenas serve para complementar o trabalho que já vem sendo feito com a terapia dos Mantras.

  1. Melhora A Respiração

Melhorar a respiração é um dos maiores benefícios do mantra. Não existe uma técnica específica para que isso ocorra; apenas o trabalhar das cordas vocais já serve para facilitar esse bem.

Como os Mantras são repetidos diversas vezes, as pausas entre uma canção e outra são bem acentuadas e realizadas em um tempo perfeito. Sendo assim, a respiração é bastante trabalhada.

Esses 4 benefícios são considerados os principais. Os mantras têm o poder de rejuvenescer a mente e a espiritualidade das pessoas, por isso é tão utilizada atualmente pelo mundo afora. Deixou de ser algo específico da Índia e ganhou espaço em diversos lugares.

Uma coisa interessante é que alguns mantras são criados a partir do seu estado emocional. Por isso que o significado deles é tão importante, visto que cada pessoa tem uma história de vida diferente. Como eles são feitos de forma subjetiva, acredita-se que o seu efeito é ainda mais positivo.

O Poder Do Som Dos Mantras

Você já parou para pensar no efeito positivo que alguns sons são capazes de produzir nas pessoas? É justamente nesse contexto de relevante domínio que os mantras se encaixam.

Acredita-se que os sons advindos dos Mantras são capazes de orientar as pessoas a um caminho de luz e paz. E não se trata apenas de uma questão religiosa. É algo que transcende o sobrenatural.

Sem falar que o efeito de uma palavra pode ser a causa maior de um despertar de diversos sentimentos. Por isso que se falam em ter cuidado com o que vai sair da boca para não ferir ninguém. É baseada nesse fundamento que os mantras são proferidos para causar um impacto positivo em quem está realizando.

Quando se está proferindo os mantras, sensações diversas invadem o seu interior e você começa a perceber que as suas forças são renovadas e que há uma energia positiva que envolve o seu interior e que lhe transmite a paz de que tanto necessita. Em outras palavras, essa espécie de terapia é uma das melhores opções para quem quer ter um encontro consigo mesmo.

E então, já fez esse encontro hoje? Que tal acessar um conteúdo que trará Autocura através da Meditação Emocional! ACESSE AQUI e desfrute de todos os benefícios!



Próximo Artigo: Chacras Conheça-os

Voltar para Página Despertar da Consciência

Mantras: Significados E Benefícios
2 (40%) 1 voto
About The Author

Rubiano Oliveira

Sou o criador do Ser Livre que tem como objetivo levar de forma clara e direta informações sobre o Despertar da Consciência. Com o que aprendi e principalmente com minhas experiências em todo este processo do Despertar, me veio este Impulso em compartilhar este conhecimento com todos.

Leave A Response

* Denotes Required Field