Meditação Mindfulness Pode Ajudar a Diminuir as Dores de Pacientes Com Fibromialgia

Meditação Mindfulness Pode Ajudar a Diminuir as Dores da Fibromialgia

Meditação Mindfulness Pode Ajudar a Diminuir as Dores de Pacientes Com Fibromialgia

Meditação Mindfulness Pode Ajudar a Diminuir as Dores de Pacientes Com Fibromialgia.

Pesquisas indicam que a meditação mindfulness pode ser muito útil para pessoas que sofrem de fibromialgia (síndrome de dor crônica).

A meditação mindfulness é um estado de consciência em que se permanece mais neutro possível, sem julgamentos e dos próprios pensamentos das emoções de momento a momento.

A meditação pode fazer mudanças no cérebro que proporcionam benefícios para a saúde, especialmente para pessoas que sofrem de fibromialgia (síndrome de dor crônica).

Estes pacientes vivem com dores músculo esqueléticas e fadiga diariamente. Como resultado, eles muitas vezes evitam qualquer atividade por pensarem que sentirão mais dor, tornando assim ainda mais difícil lidar com sua doença.

Em um estudo com pacientes portadores de fibromialgia submetidos a praticar a meditação mindfulness, Dr. David Vago, neurocientista, descobriu que, após oito semanas praticando a meditação mindfulness, os pacientes ficaram menos propensos aos sintomas dolorosos habituais e falavam menos sobre o assunto e ficaram mais distraídos executando tarefas que relacionada à dor.

Em outras palavras, eles eram mais propensos a sentir dor, porém tinham menos tendência a entregar-se a esses pensamentos após a conclusão do estudo. Portanto, pacientes com fibromialgia que continuaram meditando e mesmo sentindo dores, foram capazes de gerir as suas respostas emocionais de forma mais eficaz.

Há uma série de teorias sobre como a meditação mindfulness pode melhorar sua saúde física e mental. Em um modelo teórico recentemente publicado, sugerem que a meditação consciente produz uma redução na atividade sustentada do sistema nervoso central, que equilibra melhor o corpo para a “luta ou fuga”.

Este benefício pode levar a um retorno mais rápido da frequência cardíaca em repouso, pressão arterial, respiração e relaxamento muscular após um estresse físico ou emocional.

Alguns outros benefícios da meditação mindfulness para a saúde incluem:

Aumento do sistema imunológico – resultados de um estudo que acompanhou pessoas durante uma temporada de gripes e resfriados todo o inverno mostrou que aqueles que meditaram diariamente tinham menos doenças respiratórias e perderam menos dias de trabalho do que aqueles do outro grupo que não praticaram a meditação ou alguma atividade física mais do que uma vez por semana.

O resultado do estudo também sugeriu que quando os indivíduos que meditavam ficavam doentes se recuperavam em um curto período de tempo e seus sintomas eram mais leves.

Maior bem-estar emocional – Outro estudo usou imagens para estudar o impacto da meditação consciente sobre o cérebro. Os pesquisadores descobriram mudanças físicas no cérebro que sugerem que a meditação pode melhorar a autocontrole, humor e resposta ao estresse.

Para realizar benefícios de saúde na meditação, os especialistas sugerem que deve tentar meditar todos os dias por 20 a 30 minutos. Se encaixar um adicional de 20 a 30 minutos de meditação em sua programação parecer difícil, tente considerar uma forma de exercício que combine fitness com meditação.

Yoga, por exemplo, se concentra na respiração, movimento e postura para ajudar a relaxar e controlar o estresse.

Tai chi é uma forma de meditação que combina movimentos suaves, lentos e respiração profunda. Algumas pessoas meditam durante a caminhada. Com este método, você diminui sua caminhada para poder se concentrar em seus passos e o movimento de suas pernas e pés.

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