O que é resiliência?
Resiliência é o processo de adaptação em momentos de adversidade, trauma, tragédia, ameaças, medo ou stress – como problemas familiares, relacionamento, problemas graves de saúde, no local de trabalho e estressores financeiros. Significa reagir positivamente, inverter a situação, usar os momentos difíceis a seu favor.
Pesquisas mostram que a resiliência é algo comum, não extraordinário. As pessoas comumente demonstram resiliência. Ser resiliente não significa que uma pessoa não sente dificuldade ou sofrimento. Dor emocional e tristeza são comuns em pessoas que sofreram grande adversidade ou trauma em suas vidas. Na verdade, o caminho para a resiliência é susceptível de envolver sofrimento emocional considerável.
Resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm. Trata-se de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas e desenvolvidas por todos nós.
Fatores da Resiliência
Uma combinação de fatores contribui para a resiliência. Muitos estudos mostram que o principal fator na resistência está em relacionamentos amorosos e apoio dentro e fora da família. Relações que criam amor e confiança fornecem modelos e oferecem incentivos e confiança e ajudam a reforçar a capacidade de resistência de uma pessoa.
Vários fatores adicionais estão associados com a resiliência, incluindo:
- A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.
- Uma visão positiva de si mesmo e confiança em suas forças e habilidades.
- Habilidades em comunicação e resolução de problemas.
- A capacidade de reagir a fortes sentimentos e impulsos.
Estratégias para a construção de Resiliência
Todos estes fatores as pessoas podem desenvolver em si mesmos. Desenvolver a resiliência é uma jornada pessoal. Nem todas as pessoas reagem da mesma forma a eventos traumáticos e estressantes. Uma abordagem para a construção de resiliência que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. As pessoas usam varias estratégias.
Algumas variações podem refletir por diferenças culturais. A cultura de uma pessoa pode ter um impacto sobre a forma como ele ou ela se comunica e lida com seus sentimentos perante as adversidades – por exemplo, como uma pessoa se comunica com outras significa muito, incluindo membros da família e recursos da comunidade. Com a crescente diversidade cultural, o público tem maior acesso a um número de diferentes abordagens para a construção de resiliência.
Como usar a Resiliência para superar obstáculos em sua vida
Algumas pessoas parecem ter nascido com a capacidade de superar contratempos com relativa facilidade. É uma característica que os especialistas chamam de resiliência.
Pessoas com resistência têm um maior senso de controle sobre suas vidas. Isso os torna mais dispostos a assumir riscos. Além disso, por causa de sua visão otimista, eles são mais propensos a desenvolver e manter positivas relações com os outros, bem como vidas mais significativas.
Então, como se tornar mais resistente? Aqui estão 10 dicas:
1 – Mantenha-se flexível. Pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos em suas vidas. Eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.
2 – Aprender lições. Quando se tem uma experiência negativa, você pode aprender com isso o foco sobre as lições positivas. Quando uma situação difícil surge, não se concentrar em saber de quem é a culpa. Deixe de perguntar “Por que eu?” Não se sinta uma vítima. Pergunte a si mesmo o que posso fazer diferente da próxima vez para ter um resultado melhor?
3 – Tenha atitudes. Pense no que fazer para melhorar a sua situação, e, em seguida, faça! Pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema em vez de ficar paralisado pela negatividade. Por exemplo, se o seu chefe diminui suas horas de trabalho, você pode ver como uma oportunidade de explorar outras opções de trabalho. Em longo prazo, isso poderia trazer crescimento na carreira.
4 – Fique Ligado. Cultive seus relacionamentos com amigos e familiares. Quando você está passando por um momento difícil, não se afasta dos outros. Aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você. Pessoas resilientes têm pelo menos uma ou duas pessoas em suas vidas que eles podem recorrer para pedir apoio.
5 – Libere suas tensões. Você tem saídas para expressar suas emoções e deixar e evitar tensão como:
- Escrever para um jornal.
- Desenhar.
- Meditar.
- Falar com um amigo ou conselheiro.
6 – Ter um senso de propósito. Fazer coisas que dão sentido à sua vida. Que pode ser passar o tempo com a sua família, mas o voluntariado ou outro trabalho por uma causa também pode fazer você se sentir mais forte. Pessoas que tiveram uma doença grave, muitas vezes, participar de maratonas ou ajudar a arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade relacionada à saúde faz com que se sintam melhor. O voluntariado pode ajudar…, dando-lhe um senso de propósito e muitas vezes um sentimento de domínio.
7 – Aprenda Hábitos saudáveis . Você vai reagir a momentos de estresse melhor se:
- Exercitar-se regularmente.
- Manter uma dieta equilibrada.
- Tire um tempo para descansar.
As pessoas que ficam fisicamente forte tendem a ser mais resiliente (resistente) emocionalmente.
8 – Acredite em si próprio. Orgulhe-se de suas habilidades e do que você faz. Reconheça seus pontos pessoais fortes.
9 – Sorria. Mantenha o bom humor, mesmo em tempos difíceis. O riso alivia o stress e ajuda a manter as coisas sob controle.
10 – Seja otimista. A perspectiva positiva, ser esperançoso vai fazer você muito mais resistente. Lembre-se que muitos dos problemas que você vai enfrentar na vida são temporários, e que você vai ter que superar contratempos deixando-os no passado.
Veja abaixo vídeos relacionados sobre o assunto:
1 Comment
Suzana
24 de junho de 2016Olá.há 8 meses adquiri um cançer de pulmão.vcs imaginam ne oque é receber um diaguinogico desse ne.mas oque me surpreendeu foi a minha positividade em aceitar .tive meus momentos de angústia.mas ñ deixei me cair numa drepre.
Leave A Response