Como Usar a Resisiência Para Superar Obstáculos em Sua Vida

Como Usar a Resiliência Para Superar Obstáculos em Sua Vida

Como Usar a Resisiência Para Superar Obstáculos em Sua Vida

O que é resiliência?

Resiliência é o processo de adaptação em momentos de adversidade, trauma, tragédia, ameaças, medo ou stress – como problemas familiares, relacionamento, problemas graves de saúde, no local de trabalho e estressores financeiros. Significa reagir positivamente, inverter a situação, usar os momentos difíceis a seu favor.

Pesquisas mostram que a resiliência é algo comum, não extraordinário. As pessoas comumente demonstram resiliência. Ser resiliente não significa que uma pessoa não sente dificuldade ou sofrimento. Dor emocional e tristeza são comuns em pessoas que sofreram grande adversidade ou trauma em suas vidas. Na verdade, o caminho para a resiliência é susceptível de envolver sofrimento emocional considerável.

Resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm. Trata-se de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas e desenvolvidas por todos nós.

Fatores da Resiliência

Uma combinação de fatores contribui para a resiliência. Muitos estudos mostram que o principal fator na resistência está em relacionamentos amorosos  e apoio dentro e fora da família. Relações que criam amor e confiança fornecem modelos e oferecem incentivos e confiança e ajudam a reforçar a capacidade de resistência de uma pessoa.

Vários fatores adicionais estão associados com a resiliência, incluindo:

  • A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.
  • Uma visão positiva de si mesmo e confiança em suas forças e habilidades.
  • Habilidades em comunicação e resolução de problemas.
  • A capacidade de reagir a fortes sentimentos e impulsos.

Estratégias para a construção de Resiliência

Todos estes fatores as pessoas podem desenvolver em si mesmos. Desenvolver a resiliência é uma jornada pessoal. Nem todas as pessoas reagem da mesma forma a eventos traumáticos e estressantes. Uma abordagem para a construção de resiliência que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. As pessoas usam varias estratégias.

Algumas variações podem refletir por diferenças culturais. A cultura de uma pessoa pode ter um impacto sobre a forma como ele ou ela se comunica e lida com seus sentimentos perante as adversidades – por exemplo, como uma pessoa se comunica com outras significa muito, incluindo membros da família e recursos da comunidade. Com a crescente diversidade cultural, o público tem maior acesso a um número de diferentes abordagens para a construção de resiliência.

Como usar a Resiliência para superar obstáculos em sua vida

Algumas pessoas parecem ter nascido com a capacidade de superar contratempos com relativa facilidade. É uma característica que os especialistas chamam de resiliência.

Pessoas com resistência têm um maior senso de controle sobre suas vidas. Isso os torna mais dispostos a assumir riscos. Além disso, por causa de sua visão otimista, eles são mais propensos a desenvolver e manter positivas relações com os outros, bem como vidas mais significativas.

Então, como se tornar mais resistente? Aqui estão 10 dicas:

1 – Mantenha-se flexível. Pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos em suas vidas. Eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

2 – Aprender lições. Quando se tem uma experiência negativa, você pode aprender com isso o foco sobre as lições positivas. Quando uma situação difícil surge, não se concentrar em saber de quem é a culpa. Deixe de perguntar “Por que eu?” Não se sinta uma vítima. Pergunte a si mesmo o que posso fazer diferente da próxima vez para ter um resultado melhor?

3 – Tenha atitudes. Pense no que fazer para melhorar a sua situação, e, em seguida, faça! Pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema em vez de ficar paralisado pela negatividade. Por exemplo, se o seu chefe diminui suas horas de trabalho, você pode ver como uma oportunidade de explorar outras opções de trabalho. Em longo prazo, isso poderia trazer crescimento na carreira.

4 – Fique Ligado. Cultive seus relacionamentos com amigos e familiares. Quando você está passando por um momento difícil, não se afasta dos outros. Aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você. Pessoas resilientes têm pelo menos uma ou duas pessoas em suas vidas que eles podem recorrer para pedir apoio.

5 – Libere suas tensões. Você tem saídas para expressar suas emoções e deixar e evitar tensão como:

  • Escrever para um jornal.
  • Desenhar.
  • Meditar.
  • Falar com um amigo ou conselheiro.

6 – Ter um senso de propósito. Fazer coisas que dão sentido à sua vida. Que pode ser passar o tempo com a sua família, mas o voluntariado ou outro trabalho por uma causa também pode fazer você se sentir mais forte. Pessoas que tiveram uma doença grave, muitas vezes, participar de maratonas ou ajudar a arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade relacionada à saúde faz com que se sintam melhor. O voluntariado pode ajudar…, dando-lhe um senso de propósito e muitas vezes um sentimento de domínio.

7 – Aprenda Hábitos saudáveis . Você vai reagir a momentos de estresse melhor se:

  • Exercitar-se regularmente.
  • Manter uma dieta equilibrada.
  • Tire um tempo para descansar.

As pessoas que ficam fisicamente forte tendem a ser mais resiliente (resistente) emocionalmente.

8 – Acredite em si próprio. Orgulhe-se de suas habilidades e do que você faz. Reconheça seus pontos pessoais fortes.

9 – Sorria. Mantenha o bom humor, mesmo em tempos difíceis. O riso alivia o stress e ajuda a manter as coisas sob controle.

10 – Seja otimista. A perspectiva positiva, ser esperançoso vai fazer você muito mais resistente. Lembre-se que muitos dos problemas que você vai enfrentar na vida são temporários, e que você vai ter que superar contratempos deixando-os no passado.

Veja abaixo vídeos relacionados sobre o assunto:

Como Usar a Resiliência Para Superar Obstáculos em Sua Vida
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1 Comment

  • Suzana

    Reply Reply 24 de junho de 2016

    Olá.há 8 meses adquiri um cançer de pulmão.vcs imaginam ne oque é receber um diaguinogico desse ne.mas oque me surpreendeu foi a minha positividade em aceitar .tive meus momentos de angústia.mas ñ deixei me cair numa drepre.

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